sexta-feira, 2 de maio de 2014

Arranque do Jubileu do Beato Bartolomeu dos Mártires

As comemorações que vão assinalar o 500º aniversário do nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires arrancam este sábado com a primeira iniciativa de um programa que se prolonga até 18 de Julho de 2015.
O Dia de Aniversário do nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires, precisamente 3 de Maio, será assinalado com um concerto de música sacra na Igreja de S. Domingos, às 17h.
A sessão solene de abertura deste Jubileu realiza-se no dia seguinte. No Auditório Lima de Carvalho, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, às 16 horas, vai dissertar sobre a figura e obra daquele que teve um papel de destaque neste território, então integrado na arquidiocese de Braga. Será, ainda, apresentado um conjunto de selos postais comemorativos da efeméride.
Duas horas mais tarde, D. Anacleto Oliveira, preside à celebração eucarística, seguida de procissão com as Relíquias do Beato Bartolomeu dos Mártires entre a Igreja de S. Domingos e a catedral diocesana. Abre-se, assim, a peregrinação das relíquias do Arcebispo Santo, por todas as paróquias da diocese.
O Convento de S. Domingos acolhe, a partir do dia, a exposição «Vida, Obra e Relíquias do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires».
A programação incluiu ainda, a 9 de Maio, a comédia «Valha-nos Frei Bartolomeu!», no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22h, a cargo da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço.

in Notícias de Viana, p.5



Sem comentários: